domingo, 10 de agosto de 2008

O tratamento com as terapias naturais

         


A mais recente área de conhecimento da saúde humana, a saúde holística e as práticas complementares, nada mais são do que uma redescoberta de antigos tratamentos, técnicas e abordagens utilizadas na saúde e bem estar do ser humano a milhares de anos por sábios, médicos, curandeiros e xamãs do mundo todo. Hoje estas técnicas estão a nosso dispor junto as mais atuais abordagens de saúde holística, resultando em uma das mais importantes e necessárias vias de inserção da espiritualidade e da filosofia holística na vida do homem contemporâneo.
            Muitas dessas técnicas são reconhecidas pelo ministério da saúde como complementares a tratamentos convencionais, e são consideradas grandes aliadas para quem busca a saúde com o mínimo impacto possível, estimulando a cura natural do corpo e o sistema imunológico, elevando a capacidade energética do individuo para ampliar as possibilidades de cura e harmonização.
A saúde integral difere do tratamento convencional do modelo de saúde vigente, levando em conta a integração de quatro aspectos que compõe a realidade humana, o físico, o emocional, o psíquico e o espiritual. Visando sempre a introspecção e o desenvolvimento da consciência, tratando o desequilíbrio em sua origem e utilizando os recursos naturais do próprio corpo e da natureza na promoção e prevenção da saúde.
            A proposta vai além da simples melhora ou homeostase fisiológica, não é uma proposta para tratar somente os sintomas. A visão principal consiste no desenvolvimento do ser humano e no processo do despertar da consciência, esta que é a verdadeira fonte de cura e de significativas melhoras em todos os níveis e estruturas do individuo. A proposta é criar um espaço para a promoção do autoconhecimento e da individuação por meio das praticas naturais, priorizando e respeitando as necessidades e a historia pessoal do indivíduo.
             As práticas complementares buscam abordagens que estimulem os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de terapias seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
           Sempre trabalhando no sentido de promover o bem estar do ser humano com a visão ampliada do processo saúde-doença.

Leia:
Uma Breve História das Terapias Naturais e seu Contexto Atual

2 comentários:

Naturologia Aplicada disse...

Muito legal o site e o seu trabalho. Sucesso!

Tati Mendes disse...

Por muito tempo quis te encontrar e não me surpreende saber que vc está onde está.Parabéns!Muitas saudades e espero que se lembre de mim!!!!Um grande beijo e me escreva quando puder!
Tati - Tanabi/SP agora em Campinas!
Ano de 2000/Unisul - naufragados!